dog exceleence
LOGOTIPO EXCELLENCE
cat excellence
peso ideal do seu cachorro

SEU PET ESTÁ NO PESO IDEAL?

Quem nunca fez promessa de perder peso e não conseguiu cumprir?

A grande maioria das pessoas quer perder peso, porém é necessário primeiro reconhecer que está acima do peso,  ter disciplina e determinação para iniciar uma dieta.

Mas estamos falando de humanos, e estamos aqui pra falar de pets. Certo? Então, o que uma coisa tem a ver com a outra, A semelhança aqui é que, a grande maioria das pessoas não consegue enxergar que o seu pet não está no peso ideal.

As justificativas são as mais variadas e tenho certeza que você já deu alguma delas.: “Ah, ele é muito peludo, grandão, não é gordo”, “Ah, não acho que ele está acima do peso, você acha?”, “ Cachorro gordinho é cachorro saudável”…

Passaria horas falando das mais variadas frases os  médicos veterinários escutam o tempo todo, quando as pessoas não conseguem enxergar que o seu pet está acima do peso.

O ASSUNTO É SOBRE META, NÃO PERDA DE PESO.

Primeiro precisamos descobrir se o seu cachorro está em forma ou não. Para depois determinar a meta a seguir rumo ao ganho ou perda de peso.

Monitorar o peso e adotar uma referência não é muito simples já que existem variações entre as raças e entre cada indivíduo, por isso a avaliação da condição corporal é a ferramenta mais indicada para verificar se seu cão está com o peso esperado e adequado para a raça e idade.

COMO SABER SE SEU CÃO ESTÁ COM O PESO IDEAL?

Apresentamos um método simples para você fazer hoje com seu pet. Termine  de ler este artigo e faça esse teste.

Pegue seu pet e passe a mão nas costelas dele. Apalpe sentindo bem as costelas e identifique a sensação.

Se você sente que, ao passar a mão nas costelas do seu cachorro, é semelhante a sensação de passa a mão no dorso de suas mãos fechadas, talvez seu pet esteja abaixo do peso.

Agora, se você tem a sensação semelhante a passar a mão no dorso da mão aberta, como se sentisse facilmente costelas do pet, podemos considerar que seu pet está dentro do peso.

Se você, ao passar a mão na palma de sua mão aberta, é semelhante a sentir levemente as costelas do seu cachorro, talvez seu pet esteja acima do peso.

O esperado é que o cão tenha costelas palpáveis sem cobertura de gordura em excesso, cintura observável e bem definida por trás de suas costelas quando visto de cima e abdômen curvado quando observado de perfil.

Esse é o padrão de um cão com peso ideal, por isso fique atento a essas características e mantenha as consultas em dia para que o Veterinário possa identificar qualquer indício de sobrepeso.

Talvez você se surpreenda com o resultado. Mas não se culpe. Não é só você que não consegue identificar em qual situação seu pet está. A grande maioria das pessoas acaba errando por falta de informação, por falta de referência do que é estar, ou não, acima do peso.

É recomendável que a avaliação da condição corporal de seu Pet seja feita por um Médico Veterinário adotando um padrão de escala para interpretar o resultado.

Esse é o primeiro passo: identificar em qual situação seu pet está, para determinar qual é a meta que devemos traçar e planejar a perda, ou o ganho, de peso de seu pet.

Camila Sakavicius, médica veterinária, especialista em comportamento animal e está aqui pra ajudar você a ter uma vida mais incrível com o seu cachorro.

Se gostou do conteúdo, compartilhe.

Categorias

Posts recentes

LOGOTIPO EXCELLENCE
logotipo inove